quarta-feira, 14 de abril de 2010

Receita de Chantilly

Um pouco de história: "O creme de Chantilly surgiu na França, por meio de Fritz Carl Vatel (1635-1671). Vatel percebeu que o leite da região de Chantilly, onde o mesmo morava quando tinha 27 anos de idade, era mais gorduroso, e por esse motivo, mais adequado à batição. Desta forma, Vatel passou a transformar o leite em uma pasta vaporosa e densa, além de adicionar açúcar à mesma, originando assim, o creme mais usado nas confeitarias: o creme de Chantilly". E ficou tão famoso por lá que o castelo de vatel passou a ter o nome do creme.
Hoje em dia, por conta desse pessoal que gosta de industrializar e pasteurizar, falsificar e imitar, e estragar as coisas, existem uns cremes estranhos por aí ditos "chantillys", Mas na verdade são uns troços engordurados com sabor de plástico intragáveis. Então, em homenagem aos amantes da boa mesa, e dos bons doces, lá vai a receita:
obs.: tem que fazer exatamente como manda a receita se não não dá certo!

500 ml de creme de leite fresco (da marca Ecila, ou fresco mesmo, não se arrisquem a comprar uma marca mais barata)

3 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro peneirado (glaçúcar)

6 gotinhas de baunílha branca (opcional)

1 colher se sopa de suco de limão peneirado (opcional para quem gosta dele azedinho, e para deixá-lo firme por mais tempo)

Colocar o creme de leite, as pás e o bowl da batedeira no freezer por 20 minutos. Depois de gelados, bater o creme de leite junto com o açúcar e a baunílha por cerca de 5 minutos em velocidade mínima. Por último acrescentar rapidamente o suco de limão.
É isso aí!!! Simples assim e cheio de segredinhos. Por exemplo, não tente bater mais de 5 minutos, pois o soro vai separar da gordura virando uma eca, manteiga doce ransosa, também não tente bater com os utensílios ou o creme de leite sem estar gelado, não funciona, vira manteiga. E por último, não adianta tentar usar creme de leite de lata ou de caixinha não dá certo!!! A concentração de gordura deles é menor, para virar chantilly tem que ter 35% de gordura. Bjs.



Nenhum comentário:

Postar um comentário