quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Chá da tarde I

Também pode ser café, fica a gosto do freguês. O que importa é que por volta das 17:00 bate uma fome indescritível e dá uma vontade comer um bolinho....hummm!!! Ser for quentinho melhor, adoro! Em honra à fominha nossa de cada dia decidi publicar receitas de bolos para tarde, mas podem, e devem, ser apreciados a qualquer hora que der vontade. Esta receita é de família, como toda boa receita, e, realmente vale a pena. Não estranhem o modo de preparo é diferente mesmo, vamos lá:


Bolo de laranja da tia Eny:

250 gr de manteiga (manteiga não é margarina)
3 xícaras de chá de açúcar (usem os medidores, existem copos e colheres super baratos à venda)
5 ovos
1 colher de sopa de fermento
3 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de suco de laranja pêra (não usem lima, fica sem graça)
1 pitada de sal

Bater em creme a manteiga, o sal, o açúcar e as gemas. Sempre batendo junta-se as claras em neve e o suco de laranja, diminuir a velocidade da batedeira e por último junta a farinha peneirada com o fermento (depois de colocar a farinha não fique batendo a massa, ficou homogêneo está pronto). Colocar em forma de bolo untada e enfarinhada, pode ser tabuleiro se preferir, assar em forno médio pré-aquecido até espetar o palito e sair seco, mais ou menos 30 minutos dependendo do forno.
Assim o bolo já é maravilhoso mas pode ficar melhor!!!

Gostas dele bem bem molhadinho??
Desenforme ainda morno, mais pra quente que pra frio, e regue com 1 xícara de suco de laranja (pode adoçar se a laranja estiver muito ácida), vá regando devagarinho para ele ir absorvendo todo o suco, pode até fazer uns furinhos, mas o segredo é regar com ele quente.

Gostas daquele creminho branco de bolo de laranja por cima??
1 xícara de açúcar de confeiteiro peneirado (glaçúcar vende em qualquer supermercado)
1 colher de sopa de suco de laranja
1 colher de sopa de água quente
Bater bem todos os ingredientes e colocar por cima com o bolo quentinho.

Senhoras e senhores é de tirar o chapéu e fechar os olhos ao comer o primeiro pedaço, essa receita dá para um bolo médio, mas quem tem família pequena pode fazer sem medo, é tão levinho e molhadinho que não dura dois dias!!!! Mas se a consciência pesar faz meia receita dá super certo, só vai rolar aquele arrependimento, já acabou?!?

Nenhum comentário:

Postar um comentário