sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Minha primeira vez com chocolates

Minha fama de chocolateteira familiar não começou nas trufas, foi antes. As trufas deram o início da minha vida profissional, mas, a minha primeira receita de chocolate foi uma mousse. "La mousse" como diz minha irmã, a tal que meu pai come de colherzinha para economizar e durar mais, ái de quem comer a mousse dele! Tira o homi du sério!! Olha que isso é difícil!! Então vamos lá:

Mousse da Alê

400 gramas de chocolate meio amargo (a barra que vende no mercado só tem 180g cuidado!!)
1 lata de creme de leite nestlé sem soro
5 gemas
5 claras
10 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de rum ou conhaque

Derreta o chocolate com o creme de leite e o conhaque em banho-maria, água quente fogo desligado, sem parar de mexer, reserve. Bata as gemas com metade do açúcar, até formar uma gemada bem branca e perder todo o gosto de ovo, incorpore à mistura de chocolate até ficar bem homogêneo. Bata as claras com o restante do açúcar até formar um merengue firme. Junte ao creme de chocolate e gemas delicadamente para a mousse ficar bem aerada. Deixe na geladeira por pelo menos 12 horas, isso é fundamental. Agora mande brasa!! Afinal quem não gosta de ser lembrado pelos momentos de prazer que uma boa receita proporciona???!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário